Festejos Juninos no Jabuti!!

postado em: Jabutícias | 0


Nos últimos quinze dias, toda a comunidade Jabuti esteve envolvida com os Festejos Juninos. Este ano, por causa da pandemia, não tivemos nossa tradicional festa com a presença da banda de música, das danças dos grupos e do horário das brincadeiras. No entanto, o cumprimento dos protocolos sanitários não impediu que as crianças vivenciassem intensamente esses festejos. Bandeirinhas coloridas foram colocadas pelo Fábio no Pátio de Areia e a decoração dos outros espaços ficaram por conta dos Grupos, sempre empenhados em deixar a Creche bonita e alegre.

Os bebês do Berçário tiveram incluídas em sua rotina as Canções Juninas, trazidas pela professora Cristiane, pelas auxiliares e pelo Hamilton, professor de música. Em trajes típicos, pegaram sol na varanda, também enfeitada com bandeirinhas, e exploraram os materiais usados na confecção de uma fogueira.

Os pequenos do Grupo 1 Vestiram suas Caipiras, acessórios e viram a si mesmos de um jeito diferente, com bigodes e pintinhas. Brincaram de argola na garrafa, bola na lata e bola na boca do palhaço ao som de muita música típica.

Para as crianças do 2A o ponto alto foi a Fogueira. “A ideia do fogo, ver as imagens, pular a fogueira, mesmo com o fogo de mentira, foi muito significativo pra elas”, nos conta Janayna, professora do Grupo.

Para o Grupo 2B, se vestir à caráter ao som de Músicas Tradicionais foi uma alegre experiência. Para a professora Simone, o tempo dedicado a essas vivências e a liberdade concedida às crianças para a exploração dos materiais e as brincadeiras, foi muito importante para tornar as experiências mais significativas.

As crianças do Grupo 3 gostaram do Balão, mas advertem: “não pode soltar o balão se não vai queimar as casas dos bichinhos na floresta!”, disse uma. “Vai pegar fogo!”, completou a outra. 

Elas também se divertiram muito com as brincadeiras, principalmente com a pescaria, mas sentiram falta de outros animais para transformar o momento em uma aventura mais emocionante: “a gente pode colocar um tubarão, um polvo e uma lagosta nessa pescaria”, disse um dos meninos. “Falta colocar um jacaré!”, disse o outro.

Mas o envolvimento das crianças com as pesquisas sobre os dinossauros não ficou de lado nem nos festejos juninos. Juntaram os assuntos e transformaram a tradicional brincadeira da Bola na Boca do Palhaço em Bola na Boca do Dinossauro! 

Já as crianças do Grupo 4 tiveram uma ideia diferente: como esse ano não tinham Prendas, fizeram desenhos para presentear umas às outras ao final das brincadeiras. 

Após viverem tantas experiências, se reuniram para falar sobre o que mais gostaram dos festejos e nenhum detalhe ficou de fora: bandeirinha, lanterna, balão, chapéu. “Eu gostei das roupas compridas”, disse uma das crianças que veio várias vezes vestida à caráter, com trajes diferentes, ao longo desses dias. “Eu gostei da lanterna e de mais tudo”, arrematou uma das meninas.

As crianças do Grupo 5 apreciaram tudo: bandeirinhas, brincadeiras, comidas, mas o ponto alto foram as Músicas. Elas ouviram histórias, leram as letras das canções, fizeram tarefas, enfim, se envolveram tanto, que as músicas estão na ponta da língua! É só passar pela sala do Grupo que já é possível ouvi-las cantando “pula a fogueira ia iá, pula a fogueira io iô”, e “com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir pro altar…”

Na Piscina do Jabuti também teve festejos! As crianças participaram de Pescaria, bola na Boca do Palhaço e de um quebra-cabeça de Bandeirinhas. Com o corpo dentro d’água, brincaram e a movimentação e os deslocamentos foram os específicos deste meio.  Foi diversão e água para toda lado!

Sem dúvida foram momentos de muita diversão e a alegria, estampada nos rostos de cada uma das crianças, nos encheu de satisfação. Confiram as fotos!