O trabalho educativo do Jabuti prevê realizações de ações que promovem o desenvolvimento infantil a cada faixa etária compatível.
Crianças de zero a três anos
Nesta fase inicial, a base do nosso trabalho é a brincadeira e o cuidar. É nessa etapa, que a criança aprende, com o estabelecimento da rotina, a construir sua identidade e autonomia, viver em grupo, desenvolver as diversas formas de linguagem e a criatividade.
Através das atividades pedagógicas lúdicas e de estimulação psicomotora é que conquistam o bem-estar físico, a exploração e o conhecimento do próprio corpo e do meio. Desta forma, as crianças vão estruturando diferentes maneiras de pensar e construir novas possibilidades de entender o mundo e a si mesmas.
Crianças de quatro a cinco anos
Nesta fase, além de continuar o trabalho realizado na fase inicial, são desenvolvidas atividades envolvendo desafios de aprendizagem mais complexos, já que as crianças possuem maiores possibilidades cognitivas relacionais.
Através de situações-problemas vivenciadas no cotidiano da criança, explora-se a capacidade de raciocínio lógico-matemático, a estruturação do código lingüístico, a expressão artística e valores éticos e sociais, contribuindo, assim, na formação de um pensamento crítico na criança.
Organização dos Grupos:
Berçário - de 3 meses a 1 ano
Grupo 1 - de 1 a 2 anos
Grupo 2 - de 2 a 3 anos
Grupo 3 - de 3 a 4 anos
Grupo 4 - de 4 a 5 anos
Grupo 5 - de 5 a 6 anos
